ATENÇÃO: eu sei que você chegou aqui doido para ler mais uma comparação nostálgica entre dois grandes consoles da sexta geração, mas deixa eu dizer algo antes. Este é um texto que foi escrito em 2008, faça as contas de quantos anos se passaram. Pois é, naquela época eu pensava diferente e escrevia muito pior, então bobagens foram ditas, o que eu até tentei remediar um pouco na parte intitulada "Considerações Póstumas". Então fiquem a vontade para ler e comentar, mas tenham esta informação em mente. Agradecemos muito que este texto tenham lhes trazido para o nosso humilde buteco, mas nós temos muitas outras coisas a oferecer, esperamos que aproveitem.
Primeira Parte
Segunda Parte
Terceira Parte
Quarta Parte
Última Parte
Considerações Póstumas
Chega de papo furado e vamos esquentar um pouco as coisas. Se é pra fazer comparações, vamos deixar os "achismos" de lado e usar algo mais concreto: números.
OS VELHOS BITS: Pode parecer ridículo falar disso, mas como tem muito sonysta burro que acha o Dreamcast equivalente ao PSOne, então vou explicar: PS2 e DC são exatamente da mesma geração, conhecida também como geração 128 bit (formada por Dreamcast, PlayStation 2, Game Cube e X-Box). É algo absurdamente óbvio, mas eu tenho que ajudar os "leigos". OBS.: Falar em geração 128 bit não é errado, mas está longe de ser verdade. Em teoria só o PS2 é que realmente tem um processador 128 bit, mas antes que abram a boca pra falar merda, ao menos uma vez na vida, pensem: como, por exemplo, um Athlon XP (32 bit) roda um Metal Gear Solid 2 (um dos jogos de PS2 com versão para PC)? O ser pensante que chutou placa de vídeo ou memória chegou a meia conclusão. A coisa toda importa muito mais. Esse lance dos bits só valeu até o Saturn/PSX/Nintendo 64. Hoje falamos geração, e se DC e PS2 são do mesmo balaio (6ª geração), então parem de comparar Dreamcast com PSOne. Até porque a diferença é ensurdecedora. Conclusão: empate.
GRÁFICOS: É neste ponto que os retardados se matam em discussões infundadas e sem sentido. Analisando a parte técnica da coisa, veremos que ambos tem vantagens sobre o outro em algumas coisas e de modo geral o processador gráfico do PlayStation 2 é melhor que o do Dreamcast. Ponto para o PS2. Só que a vantagem do PS2 sobre o DC não é tão grande quanto parece. A primeiro erro dos otá... quer dizer, dos sonystas fanáticos, é comparar jogos atuais do PlayStation 2 com os do Dreamcast. Os poderosos gráficos tão aclamados pela Sony no início do PS2 só estão se concretizando realmente agora (a velha tática de mostrar CG como se fosse jogo) e dão uma diferença bem grande comparado ao Dreamcast. Agora pergunta: se a Sega tivesse levado o Dreamcast até o dias de hoje, também não teríamos jogos com gráficos melhores? Não, não estou querendo dizer que iriam superar os do PS2, mas já ia diminuir a distância. Outro ponto é, o Dreamcast tem uma memória de 8 Mb (com um sistema que pode alcançar algo equivalente a 64 Mb) para os gráficos contra 4 Mb do PS2. Sim, essa é a famosa "memória milagrosa do Dreamcast". É por esse motivo que o DC suporta mais texturas que o PS2, e jogos como Shenmue nunca saíram para o console da Sony. Já vejo orelhas murcharem.
Agora tem a tão falada taxa de polígonos por segundo. Aqui vemos um banho do PS2 sobre o DC, 75 milhões do console da Sony contra 3 milhões do console da Sega. Diferença esmagadora, certo? Errou de novo! Acontece que essa informação de 75 milhões do PS2 até é verdade, mas esta contando gráficos sem nenhum efeito, ou seja: o PS2 só consegue essa taxa se nenhum outro efeito estiver ligado (nada de textura, efeitos de luz, e o caralho a quatro, ou seja, nunca vai ser usado os 75 milhões). Quando você bota pra rodar tudo de verdade, essa taxa cai para algo em torno de 13 milhões. A taxa de 3 milhões do DC é real, então a diferença ainda é grande (embora não tão absurda quanto parece) o que sem choros e esperneios colocam o PlayStation 2 com capacidade gráfica maior.
Conclusão: Ambos os consoles apesar da ignorância sonysta são de uma mesma época, e apesar dos protestos dos fanáticos seguistas (e da "memória milagrosa do Dreamcast") o PS2 tem uma (não tão grande) vantagem gráfica sobre o Dreamcast. No próximo texto continuarei pesando os dois consoles. Até a próxima.
* Revisado em 05/12/2016 às 18:53:15
Compartilhe