logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! EspecialO que nós jogamos em 2014O que nós jogamos em...

O que eu joguei em 2014 - Somari

Antes tarde Duke Nuken, Somari chega, após um mini patch de atualização lançado pela Ubisoft, para a correção da maldita internet de fim de ano que resolve falhar em uma hora crítica: a lista de O Que Joguei em 2014.

Não se preocupem se o pc travar, ok? Faltam poucos dias para o novo ano e 2015 está vindo com uma nova versão do bug do Vão Jogar!

autor Hugo "Somari" Couto   datahora 24/12/2014 às 14:35:33   tagarelices 12

Antes tarde Duke Nuken, Somari chega, após um mini patch de atualização lançado pela Ubisoft, para a correção da maldita internet de fim de ano que resolve falhar em uma hora crítica: a lista de O Que Joguei em 2014.

Não se preocupem se o pc travar, ok? Faltam poucos dias para o novo ano e 2015 está vindo com uma nova versão do bug do Vão Jogar!


Caramba! Já é a minha segunda lista de jogos do ano!? Como passou rápido, eu nem vi! Parece até que não joguei nada desde a última vez que fiz isso... 2015 já está logo ali, me esperando com uma plaquinha de “bem vindo” e com uma certeza: esse ano eu vou estar pobre de tanta coisa boa que virá.

Mas e 2014? Fomo foi, Somari? Infelizmente esse ano não foi muito bom pra mim. Faculdade consumindo mais de 3/4 do meu HP, sem recover spot e mal podia parar em casa pra jogar algo. Então, vamos fazer um review desse ano que passou e ver o que aconteceu? Sejam muito bem vindos ao “o que eu joguei em 2014” do bugado Somari! :D

PS: Gostaria de pedir desculpas pelo atraso na minha lista. Isso se deve ao fato de eu estar sem internet em casa no momento, modem com defeito e atendimento em fim de ano é uma das piores torturas que pode acontecer com alguém. Não desejo isso à ninguém! Mas não há pânico, 2015 está chegando aí e espero um patch de correção para meus bugs!
 
Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive)

Sonic 2

Hahaha O que vocês esperavam? Como eu disse em 2013, vai estar aqui pra sempre! Não vou nem fazer uma descrição porque parece que vocês já conhecem esse jogo, não é?

Leia também: 20 Anos De Sonic
 
Scaler (GameCube)

Scaler

É difícil conhecer alguém que conheça esse jogo. Um game de plataforma meio hack n’ slash de um lagarto-humanoide que se encontra em um mundo meio alienígena (ou algo assim). Basicamente é um Avatar (aquele filme, saca?). Não, ele não é cópia do filme por ter sido lançado bem antes, mas vale dizer que são parecidos, não é? Scaler foi lançado para PS2 e GameCube, tem ótima jogabilidade, não apresenta muitos problemas e bugs e é um jogo que você, se gosta do gênero, deveria jogar.
 
 
Spyro: Enter the Dragonfly (GameCube)

Spyro

Eu não sei se a minha vida é bugada ou se eu levo a zoeira dos meus companheiros a sério demais, Mas se tem uma palavra que define esse jogo mais que nostalgia, é glitch. Eu comprei ele por módicos 25 reais no Mercado Livre há uns anos atrás e o deixei na fila para jogar. Achei que seria tão bom quanto os fantásticos jogos de PS1. Achei...

Péssima jogabilidade, bugs para todos os lados... Geralmente eu trato coisas assim como algo engraçado ou ao menos tento relevar, mas no caso de Enter the Dragonfly não dá! Digamos que está na mesma categoria do famigerado Sonic 2006.

Conclusão: zerei sem fazer 100% do jogo, apenas para ver os créditos e dizer que derrotei o Final Boss (que foi um saco de derrotar, diga-se de passagem). Spyro está na minha estante desde então.

 
I-Ninja (GameCube)

I-Ninja

I-Ninja é um típico jogo de plataforma em que você tem uma fase linear, um monte de coisa pra pegar e um monte de inimigo pra bater. Tem lindos gráficos e jogabilidade simples, com vários elementos de gameplay que dá uns tchãn na coisa toda, como os desafios estilo “Monkey Ball” no fim das fases ou as Boss Battle contigo dentro dum robô tipo Megazord lutando boxe com uma jogabilidade parecida com “Punch Out”, além de outras coisas. Simples e divertido, com fases não muito extensas e... Enfim, foi uma ótima compra que fiz em 2014.
 
Metroid Prime (GameCube)

Metroid Prime

Mas nenhum jogo do GameCube que joguei em 2014 vai se comparar à essa lindeza!!! Meu primeiro contato com o cubo mágico da Nintendo foi com esse jogo em uma locadora. Foi ele que me fez olhar e dizer: “Caramba, olha esses gráficos!!! Esse é o videogame mais poderoso que eu já vi na minha vida!”. De certa forma não estava errado. O Cube ainda permanece sendo um dos consoles mais poderosos que já vi.

Sobre o jogo, não preciso dizer muito, né? Samus é uma gostosa e o jogo todo é um primor. Eu não imaginava que uma versão 3D do jogo pudesse ficar tão perfeito assim. Este, meus amigos, é simplesmente o melhor jogo de GameCube dentre todos os que já vi.

Leia também: Metroid Prime
 
Tetris (Game Boy, PC, Mega Drive, SNES, DS, celular, Brick Game, calculadora...)

Tetris

Outro jogo que vai aparecer aqui pra sempre!

Leia também: Tetris, Puzzles E Hadouken!
 
Puyo Puyo (PSP, Game Boy, Mega Drive, DS)

Puyo Puyo

Bem como esse outro aqui também!
 
Puyo Puyo Tetris (PS3)

Puyo Puyo Tetris

Eu poderia escrever esse jogo ao invés de separar os dois anteriores, mas... Ele é bom demais para isso! Puyo Puyo Tetris é um crossover que junta dois dos meus puzzles favoritos em um só! E ainda adiciona uns desafios extras que dá um gás na diversão. Multiplayer divertido, gráficos e jogabilidade simples, afinal, quem sabe jogar Puyo Puyo ou Tetris já sabe jogar isso aqui (duh).
 
Gran Turismo (PSP)

Gran Turismo

Eu sou grande fã de jogos de corrida. É um dos meus gêneros favoritos, ao lado de plataforma e puzzle. E sempre fui fã de Gran Turismo. A versão de PSP é algo bem simples no que diz respeito a jogabilidade, mas com gráficos lindíssimos para o console. Aliás, Gran Turismo sempre consegue extrair o melhor do hardware em todas as suas versões (eu fico babando em GT6).
 
Dynasty Warriors Strikeforce (PSP)

Dynasty Warriors Strikeforce

Com todo mundo jogando Hyrule Warriors, a vontade de jogar um hack n’ slash me veio com força (e com inveja dessa galera com Wii U). Dynasty Warriors Strikeforce não é um jogo como HW, mas é o que chega mais perto (por que será, né!?). O único problema aqui fica por conta da câmera, pois o resto está todo bem feito: gráficos lindos, jogabilidade fácil e muita customização, coisa que vejo desde a primeira vez que joguei esse jogo no PS2. É ótimo pra se jogar tanto casualmente quanto levar a sério.
 
N.O.V.A. (PSP)

N.O.V.A.

N.O.V.A. é um jogo de FPS futurista um pouco parecido com Halo (tá vendo gente? Eu gosto de FPS sim!) lançado pela Gameloft para celulares e que teve um port para PSP. No PSP, o jogo pesa cerca de 70 MB, tem gráficos bastante quadrado e a movimentação dos personagens são extremamente artificiais, além de o jogo ter uns loadings bem demorados, mas isso não torna o jogo necessariamente ruim. A jogabilidade é “bom no nível PSP”, ou seja, você usa os botões de ação para controlar a câmera/mira e atira no L/R. É bem legalzinho de jogar, mas o teu gosto precisa ser bem peculiar. Talvez para você valha mais a pena jogar no Android ou iOS.
 
Daxter (PSP)

Daxter

Aaaah a Sony! Era ESSE tipo de jogo que vocês poderiam lançar mais hoje em dia! Lembram que eu disse que gosto de plataforma, pegar coisas e dar porrada em monstros? Pois é! Daxter é o jogo do parceiro de Jak e que se passa entre os jogos Jak & Daxter e Jak 2, e é basicamente o tipo de jogo que eu gosto de jogar. Sony, por favor: faça mais jogos assim, viu? Eu ficaria feliz.
 
Killzone Liberation (PSP)

Killzone Liberation

Embora eu goste um tanto de jogo de tiro, esse não é meu gênero favorito. Porém Killzone é uma das poucas séries que eu acho divertido e, muito embora eu tenha começado tarde nesse mundo (acreditem ou não, o primeiro que joguei foi o do PS Vita), tive um apreço estranho pela série. Killzone Liberation, porém, é bem diferente. Uma jogabilidade em perspectiva “isométrica”, parecido com aqueles Metal Gear antigos e uma ação bem diferente do usual fez desse o meu jogo favorito da série. Eu devia ter jogado isso antes.
 
Medal of Honor Heroes (PSP)

Medal Of Honor Heroes

Esse foi o meu segundo FPS favorito durante minha jovialidade no PS1 (nada vai ganhar de GoldenEye). No PSP o jogo continua o mesmo: divertido e prático. Jogabilidade rápida e gráficos bonitos faz desse “Medalha de Honra” um ótimo jogo e que vale a pena ser jogado. É bem melhor que CoD, vão por mim.
 
Digimon Adventure (PSP)

Digimon Adventure
DIGIMOOOONS DIGITAAAAIS DIGIMONS SÃO CAMPEÕES!

O joguinho dos monstrinhos digitais que parece Pokémon, mas não é, algo que eu estava extremamente ansioso para jogar logo assim que pusesse minhas mãos num PSP. Done! Tive uma surpresa agradável demais quando vi como era o jogo. Os gráficos extremamente bem feitos para o PSP, as cenas e lutas nostálgicas e inclusive com a MESMA ABERTURA do anime ao som da música Butterfly de Wada Kouji. Devo ter deixado cair uma lagriminha quando vi, sei lá.

O único mal dele, porém, é que é literalmente a mesmíssima coisa do anime, ou seja: quem viu a série na televisão já sabe os diálogos, já sabe pra onde os personagens vão e o que vão fazer, as cenas e tudo mais. Mas ainda assim, as batalhas, o sistema de jogo e a nostalgia fazem valer a pena jogar essa maravilha. Yuji Naka, você fez um bom trabalho. Parabéns!
 
Maverick Hunter X (PSP)

Maverick Hunter X

O remake do tão fodástico Mega Man X de SNES, com lindos gráficos 2.5D, remixes das músicas incríveis, um modo novo de jogo e um filmezinho depois do final.

Caramba, esse jogo é incrível!!!

Poder jogar com o Vile então!? É incrível! E o fato de você poder escolher a dificuldade do jogo faz você nem sentir que o modo normal esteja mais fácil que o do jogo original. Enfim, esse era outro jogo que eu estava ansiosíssimo para jogar quando tivesse o meu PSP. E agora eu o fiz! Valeu a pena cada minuto passado aqui.
 
Sonic Rivals (PSP)

Sonic Rivals

Sonic Rivals é... bem, não é. É um jogo fraquinho de corrida do Sonic em que você tem de coletar cartas (?) e tal. Os gráficos são bem bonitos até, mas você não aproveita nada disso pois tem de passar o mais rápido possível, ou seja, você não vai aproveitar nada. E a jogabilidade também peca bastante. Por exemplo: você terá dificuldade de controlar o seu pulo e coisas do tipo. Eu joguei Sonic Rivals mais por curiosidade e por ser Sonic (minha honra de fã diz que eu devo jogar tudo do ouriço). Não vou dizer que o jogo é ruim, mas sim que é exótico. Se você quiser jogar por curiosidade, vá em frente, mas eu não o recomendaria para ser apreciado. A Sega deveria ter feito um plataformer de verdade igual os jogos de verdade da série com essa engine. Ficaria incrível no PSP.
 
Metal Slug XX (PSP)

Metal Slug XX

Esse jogo dispensa apresentações. Afinal, quem não conhece Metal Slug, não é mesmo? Se você acha que Battlefield é um jogo de tiro foda, repensem seus conceitos! Dificuldade insana e a coisa toda muito caricata e bem zoeira mesmo, bem nos estilos dos arcades dos anos 90 mesmo. E o melhor? Pode jogar com a Leona (via DLC). Eu sinto falta dessa SNK... Por que vocês se perderam no tempo?
 
Metal Gear Peace Walker (PSP)

Metal Gear Peace Walker

E enfim chegamos ao que eu considero o melhor jogo de todos do PSP. Os gráficos lindos, a jogabilidade fantástica, as cutscenes, as músicas, as missões... Kojima, você é um gênio! Metal Gear: Peace Walker é o terceiro na cronologia oficial, sucedendo diretamente a história do Metal Gear 3: Snake Eatere servindo de prólogo para Metal Gear V: Gound Zeroes (e consequentemente The Phantom Pain). A surrealidade que marcou o “primeiro” jogo continua aqui, com inteligência artificial quase humana e coisas do tipo. O que eu mais gosto da série Metal Gear é que ele consegue extrair o que há de melhor do hardware onde o jogo é lançado e não é diferente aqui. Enfim, Metal Gear: Peace Walker não é só o melhor jogo do PSP, mas também um dos meus favoritos do ano de 2014.
 
Castlevania Symphony of the Night (PS1)

Symphony Of The Night

Um clássico é sempre um clássico e sempre vale a pena ser jogado. SotN não é diferente. O jogo no estilo próprio “metroidvania” te prende e te faz querer avançar cada vez mais e te vicia sem você saber. Me rendeu umas boas horas de jogo na viagem pra faculdade (eu jogo no meu PSP) e até uma amizade no ônibus. Ah! A soundtrack desse jogo é maravilhosa.
 
Tales of Phantasia (PS1)

Tales Of Phantasia

Aaah esse jogo! Ótimas lembranças que tenho dessa maravilha. E mais uma vez ele tá aqui na minha lista. É um RPG bem intuitivo e bonito, graficamente falando. A história também te rende uma boa dose de carinho com os personagens e você fica com aquela sensação de quero mais quando o jogo acaba. Mas esse ainda não é o melhor RPG de 2014. Aguardem...
 
The Legend Of Zelda: Minish Cap (GBA)

Minish Cap

Esse é o jogo que estou jogando atualmente. E o que posso dizer? Simples: esse é o meu Zelda favorito (até agora). Tá bom tá bom... Ele empata com a série Oracles do GBC. Zelda Minish Cap é lindo. Um ótimo trabalho da Nintendo com a Capcom, eu diria (Inafune participou desse projeto, meus amigos). A história do jogo é bem legal e os elementos de gameplay diverte muito e dá um desafio extra pro jogo. Zelda Minish Cap é o jogo da série Zelda que todo mundo que se diz fã deve jogar. Eu juro que não vão se arrepender!
 
Drill Dozer (GBA)

Drill Dozer

Não é só de Pokémon que a Game Freak vive. Acreditem ou não, eles tem outros jogos! E Drill Dozer é um deles. É um platformer onde você, dentro de um robô parecido com aquele usado pela Tron Bonne em The Misadventures of Tron Bonne (ou, pra ficar mais fácil, aquela menina que usa uns robozinhos amarelos em Marvel Vs Capcom 2 e 3). O robô conta com uma broca de três velocidades e que gira nos dois sentidos, ou seja, você usa seu robô de diferentes formas durante o jogo para avançar pelos estágios. É um jogo com uma sacada bem simples, mas extremamente genial. A Game Freak sabe mesmo fazer jogos.
 
Pulseman (Mega Drive)

Pulseman

Como eu disse, a Game Freak sabe MESMO fazer mais além de Pokémon. Pulseman é um jogo no melhor estilo Mega Man e que na minha humilde opinião, se sai melhor que o jogo do robozinho azul. Nele, você é Pulseman, um robozinho vermelho que atravessa o mundo atrás da Galaxy Gang e aquela velha história de impedir de o vilão de dominar o mundo e tal. Uma coisa interessante: Pokémon possui muitas referências a esse jogo, que foi lançado dois anos antes dos jogos originais dos monstrinhos de bolso, por exemplo o nome Galaxy Gang foi referenciado em Pokémon Diamond/Pearl (2006) no time de vilões, chamado Team Galactic (ou Ginga-dan, tradução japonesa para Galaxy Gang). O principal ataque de Pulseman chamado Volt Tackle também é um ataque usado em Pokémon além de outras referências. E ah! Uma curiosidade: Ken Sugimori, designer da Game Freak e atual diretor de arte de Pokémon é muito mais fã da Sega do que da Nintendo e seu console favorito é o 32X. Ele também desenhou a arte da capa do Sega 3D Collection para 3DS. Legal, né?
 
Streets of Rage 2 (Mega Drive)

Streets Of Rage 2

Esse não é o meu favorito da série (o primeiro que é), mas isso não faz dele ser um jogo incrível. Ao contrário: adoro essa bagaça. Os gráficos estão bem melhores que no primeiro e as músicas continuam vindo das mãos de Yuzo Koshiro, fora os novos elementos de gameplay como os poderzinhos que os personagens soltam, mais personagem além dos secretos. Streets of Rage (seja o 1, o 2 ou o 3, tanto faz) é uma excelente pedida para um coop domingo a tarde com uma boa dose de cerveja e uns petiscos.
 
Monster World IV (Mega Drive)

Monster World IV

Eu sou fã da série Wonder Boy desde o Master System. E esse é o meu jogo favorito da série. O jogo tem um hub world que lembra um pouco do gênero metroidvania e fases com boa dose de exploração. Elementos de gameplay que melhoram a experiência do jogo, como o uso de um pet e upgrades que você vai comprando/ganhando ao longo do tempo. Esse jogo é maravilhoso!!! Te rende um bom tempo na frente do teu Mega Drive e bastante diversão também.
 
Earthbound (SNES)

Earthbound

Eu juro: esse é um dos jogos mais autênticos que já joguei na minha vida! Sabe aquilo de pegar carinho pelos personagens? Então...

Earthbound é um RPG simples, com um sistema bastante divertido, gráficos lindíssimos, personagens carismáticos, trilha sonora fantástica e um enredo simples: você deve salvar o mundo de um ser destruidor cósmico chamado Gygas, que se encontra no futuro e quer destruir a porra toda.

A grande sacada de Earthbound é que é um jogo contemporâneo, e você provavelmente vai pensar “ei, eu já passei por isso na minha infância também”. Os inimigos variam de insetos chatos, cachorros raivosos e hippies, até aliens e robôs, ou seja, típico da imaginação de uma criança.
 
Mario Kart 8 (Wii U)

Mario Kart 8

E falando de jogos bonitos da Nintendo, esse foi um jogo que me deixou de boca aberta. Eu já sou fã incondicional de Mario Kart desde o Nintendo 64 e é sempre bom ter o que jogar com os amigos, especialmente numa casa de praia num final de semana qualquer (valeu, Victor e Ricardo. Aquele fim de semana foi épico!). O gameplay bem diferente dos jogos anteriores, com elementos pra deixar o jogo ainda mais rápido e insano faz desse o melhor Mario Kart até agora. Desculpe MK7, mas você perdeu seu trono em meu coração.

Leia também: A Nova "Dorga" Da Nintendo
 
Sonic Generations (3DS)

Sonic Generations

E de novo, você está aqui! Agora com todos os rakings S e quase 100% das missões extras completas (vou jogando devagarzinho).

Leia também: Sonic Generations
 
Pokémon Y (3DS)

Pokémon Y

Minhas muitas horas de jogo e troca e batalhas ainda estão rendendo. Volta e meia eu ligo meu 3DS com meu Pokémon Y e vou em algumas partidinhas online ou troco monstrinhos com meus amigos. Infelizmente ainda não consegui minha cópia de Alpha Sapphire, que com certeza vai aparecer em minha lista de jogos de 2015.

Leia também: (Ainda) Temos Que Pegar
 
Super Mario 3D Land (3DS)

Super Mario 3D Land

Dessa vez eu consegui minha própria cópia do jogo! E no que eu já disse ano passado, esse é um jogo extremamente divertido e bonito e que rende bastante tempo.
 
SNK VS Capcom (Neo Geo Pocket Color)

SNK Vs Capcom

Esse talvez seja o meu jogo de luta favorito, visto que não sou muuuito chegado nesse gênero (eu só apanho, pô!). Ainda assim, é um jogo fácil de aprender e com dificuldade moderada, excelente para ser jogado por pessoas que, assim como eu, tem uma deficiência desgraçada pra jogar esse tipo de coisa. Junte isso com os gráficos cute do Neo Geo Pocket e remixes 8-bit das músicas originais. Se tem algo que eu poderia pedir para o mundo é que tivessem feito do NGP um sucesso. Esse bichinho merecia.
 
Sonic 4 Ep. 1 e Ep.2 (Android)

Sonic 4

Não são aqueeeeeeeles jogos, mas ainda é gostoso de se jogar. E ao contrário da opinião pública, acho as músicas desses jogos ouvíveis (as do Ep.2 são melhores, inclusive). Os gráficos são bonitinhos e embora a jogabilidade seja bastante zoada não é nada que impeça a diversão desse jogo (mas isso vai atrapalhar o gameplay sim, eu admito). No Ep.2 eles deram uma corrigidinha de leve nisso, mas ainda tá ruim. Eu só peguei esses jogos por conta de uma promoção na Amazon App Store onde os jogos saíram de graça, pois sendo sincero, esses jogos não valem mais do que 4 reais.
 
Metal Gear Ground Zeroes (PS4)

Metal Gear Ground Zeroes

Uma “demo paga”, segundo meus amigos. Jogo curtíssimo, mas que não deixa de ser bom, afinal é um Metal Gear. As missões extras compensam o valor entre R$ 59,00 e R$ 99,00 em que se dá pra achar o jogo por aí. Além do mais, é uma excelente entrada para o prato principal.
 
Child of Light (PS4)

Child Of Light

Se tem um adjetivo para esse jogo, ele seria “perfeição”. Em primeiro lugar, esse é o melhor jogo com tradução e dublagem brasileira que já vi. As falas dos personagens são todas em versos (e eu fiquei encantado da forma como conseguiram traduzir e rimar todas as falas). Segundo, a arte desse jogo é algo maravilhosamente linda! Todo o jogo parece ter sido feito em uma tela de aquarela e as movimentações fluidas e suaves dos personagens adicionam ainda mais imersão nesses gráficos. Terceiro, a trilha sonora é digna de ser chamada de uma das melhores que já ouvi na vida. Tanto é que chegou a concorrer no Game Awards desse ano. Child of Light é um lindo RPG em 2D de visão side scroller e que vale cada centavo do investimento. Joguem!
 
Jojo’s Battle All Star (PS3)

Jojo’s Battle All Star

O típico jogo de luta que é porrada desenfreada e gráficos fodas. Pra quem não conhece, é o jogo da série de mangás Jojo’s Bizarre Adventure e essa versão aqui (diferente da que listei no ano passado, para o Dreamcast), traz personagens de todas as 8 partes da história (ao passo que aquele só trazia da parte 3 e alguns secretos da parte 2). Isso significa que tem personagem pra caramba aqui.

DORARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARA
 
Tails Adventures (Game Gear)

Tails Adventure
Tá aí algo que o Sonic Boom deveria ter se tornado de verdade: um jogo de exploração.

Tails Adventures é um joguinho simples no estilo metroidvania, onde você tem de ficar voltando no mesmo estágio algumas vezes para pegar upgrades e passar por lugares que só são acessíveis por itens pegos previamente.

Os gráficos são tão bonitinhos que nem parecem de um console 8-bit e as músicas são bem cativantes. O jogo tem sua dose de desafio, mas não é muito grande. Garante umas boas horinhas de diversão até. A versão que joguei foi a do Sonic Gems Collection para GameCube.
 
Bravely Default (3DS)

Bravely Default

E chegamos ao que eu considero o melhor jogo do ano! Bravely Default, jogo da infame Square Enix, é tudo o que Final Fantasy deveria ser: um RPG de qualidade. E quando eu digo qualidade, eu estou REALMENTE falando de qualidade. Os gráficos são lindos e mesmo tendo teu estilo próprio "chibi", consegue entregar um nível de seriedade que envolve o jogador na trama. E diga-se de passagem: a história é incrível.

Há muita interação entre os personagens e cada um deles possui uma personalidade muito forte e marcante, o que faz o jogador realmente viver a trama de cada um deles. Além disso, há uma puta duma plot twist que deixa qualquer jogador de boca aberta.
O gameplay também é algo marcante. Há um sistema próprio de batalha, chamado "Default", onde o jogador fica em modo de defesa por um turno e esse turno é convertido em um ponto de "Brave", e esse segundo pode ser usado para executar ataques simples ou consumido por alguma skill que o personagem tenha. É algo como ponto de MP que o personagem tem (aliás, há também o sistema de MP para algumas skills também, que podem ou não consumir Braves). Além disso, há as múltiplas combinações de habilidades e classes que os personagens podem fazer, tanto entre a party quanto entre o personagem em si. Por exemplo: um personagem Knight pode usar algumas habilidades de Valkyrie. Isso funciona com algumas habilidades e podem ser mescladas entre as diversas classes. Isso dá um up incrível no gameplay do jogo.

E falando no gameplay: ele é ENORME. Isso, claro, se você resolver fazer todas as side quests, conseguir todas as jobs e upar os personagens até o máximo para obter todas as skills. Enfim, esse foi o melhor jogo que joguei em 2014. Lindo, complexo, com enredo fantástico e que já tem uma continuação garantida, chamado de Bravely Second. Ah! Quem terminar o jogo terá uma surpresa. Ou melhor, duas.
 
Olja o mosquito (?)

Olja

Quem gosta de bebida deve conhecer os alambiques caseiros. Produção própria, você faz a sua própria bebida, com o gosto que você quer e tudo mais. Olja é isso: o meu jogo!!!

Nasceu a partir de uma conversa bizarra (como sempre, né) com uma querida amiga minha, que virou um desenho, que virou pixelart e, o fim da história é isso: um jogo. Olja é... bem, ainda não tem uma história definida, mas até o fim do ano terá. Um dia vocês ainda verão esse jogo completo, portanto, aguardem!

---

Enfim, essa é a minha humilde listinha. Com certeza esqueci de botar algo, além de mais coisa que joguei pouco e não vale a pena falar sobre aqui. Esse foi um ano complicadinho pra mim. Mas em 2015, VISH! Bom galerinha, é isso aí! Espero que vocês, assim como eu, tenham muitos planos envolvendo videogames para o ano que virá!

BOAS FESTAS, FELIZ ANO NOVO E VÃO JOGAR!!!

---

O Que Você Jogou Em 2014?

E os participantes desse ano são:

Aewsome Games: Yukiteru Amano - youtube.com
Arquivos do Woo: Cyber Woo - arquivosdowoo.blogspot.com.br
Gamer Caduco: Caduco - gamercaduco.com
MarvoxBrasil: Marvox - marvoxbrasil.wordpress.com
New Old Players: Willi Weiss - newoldplayers.blogspot.com.br
QG Master: Adinan - qgmaster.blogspot.com.br
Vão Jogar!: João Roberto - vaojogar.com.br
Vão Jogar!: Somari - vaojogar.com.br
Vão Jogar!: SucodelarAngela - vaojogar.com.br
Vão Jogar!: Tchulanguero - vaojogar.com.br

Se quiser participar é só fazer um texto ou vídeo, publicar e anexar a lista de participantes. ;-)

* Revisado em 21/11/2016 às 00:02:23

outras tags: Mario Kart 8, Metroid Prime, Pokémon X & Y, Sonic Generations, Tales of Phantasia, Capcom VS (Série), Mario (Série), Mega Man (Série), Metal Gear (Série), Sonic (Série), Streets of Rage (Série), Tetris (Série), The Legend of Zelda (Série) e Retrospectivas

Compartilhe

Pin it


Leia também...



12 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    24/12/2014 às 15:46:16   localizacao Recife-Pe
    também tenho esse GT no PSP, por mais que ame a série, não consigo conceber um GT que não tenha "modo para zerar". aqui praticamente é só correr e ganhar dinheiro.

    para mim, Metal Slug só foi até a versão X. daí para frente, é umas viagens na maionese e uns inimigos estranhos, nem parece ser Metal Slug.

    Peace Walker, o melhor jogo de PSP????

    ..................sério?

    não.....não, não,NÃO!!! num é não cara. mas fazer o que? gosto é gosto

    e só pelo fato de Ground Heroes já ser uma demo glorificada, se perde todo o brilho. e aqui descubro que Kojima é japonês assim como seus conterrâneos...digo, ele se rabaixou desde o Peace Walker, mas aqui...argh!

    é sempre bom jogar e rejogar SOTN, para mim esse game tem fator de replay infinito.

    ainda torço para um dia, Jojo All Star Battle ir para os Pcs. sonhar é de graça.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    26/12/2014 às 15:11:31   localizacao Vespasiano - MG
    Já sei, a sua lista na verdade é uma brincadeira pra ver quem conhece mais jogos obscuros, não é? Hwa hwa hwa...

    [SH2] Esse eu sei, juro que já joguei! :P
    [S] Nunca vi mais gordo;
    [SED] Só lembro do primeiro, láááá no PS1;
    [I-N] Admirável você ir atrás desses jogos, mas...
    [MP] ... é disso que eu estou falando! Metroid Prime é de longe uma das melhores coisas do Cubo;
    [T] Coincidência, estou escutando Tetris Opera agora :D
    [PP] Parece ser bacana;
    [PPT] Parece ser insano;
    [GT] Não sou muito fã de simuladores, ainda mais em portáteis;
    [DWS] Não tem a Impa, então não tem graça;
    [NOVA] Neeem...
    [D] Sony não quer saber mais dessas coisas, conforma que é melhor;
    [KL] Méh;
    [MHH] Ah... méh;
    [DA] Hwa hwa hwa, valeu só pela cantoria. Eu gostava do desenho;
    [MHX] Sei lá, acho que esses gráficos tiraram o charme que o original tinha. Mas é um jogo foda em qualquer plataforma;
    [SR] Por favor, alguém mata o Sonic logo de uma vez, é menos doloroso;
    [MSXX] Poxa, saudade de Metal Slug! Ainda lançam jogos dessa série?
    [MGPW] O único MGS portátil que eu joguei foi Ghost Babel, conta? :P
    [CSN] Nunca tive a chance de zerar esse jogo, mas gosto bastante dele;
    [TP] Esse é um remaster da versão do Super Nintendo?
    [ZMC] Ainda não zerei, difícil de arrumar um original para o GBA a um preço justo... pra variar né;
    [DD] Parece legal;
    [P] Ué, sabia que a GF já havia feito jogos para fora das plataforma Nintendo;
    [SR2] Só tenho e joguei o primeiro, mas gosto bastante;
    [MWIV] Por favor, parem de usar o termo "metroidvania";
    [E] Qualquer dia pego ele no Virtual Console pra ver dikolé;
    [MK8] Melhor jogo de esportes de 2014, sem mais;
    [SG] Joguei um pouco no X360 e pareceu bacana, principalmente as fases clássicas;
    [PY] Já chegou nas 999 horas? Hwa hwa hwa;
    [SM3DL] Parece ser muito bom, mas como meio que desisti do 3DS, dificilmente irei jogar;
    [SNKvsC] Lembra da época em que até os jogos portáteis da SNK, na época em que portáteis mal tinham cores, eram bons? Pois é, bons tempos...
    [S4] E no final das contas desistiram no segundo episódio mesmo? Não seriam quatro?
    [MGGZ] Nem fodendo que eu pagaria preço cheio num jogo desses. E quer apostar quanto que PP terá uma edição especial com ele junto?
    [CL] Só não comprei ainda porque a fila tá grande, mas a arte desse jogo é incrível;
    [JBAS] Manjo nada do universo de Jojo, mas os jogos de luta parecem ser muito divertidos e exagerados;
    [TA] Oooook;
    [BD] Todos elogiam muito esse jogo, parece ser bem bacana mesmo. Mas pelo visto, a tendência é esse tipo de RPG da Square ficar nos portáteis mesmo;
    [OM] Cadê a demo para testarmos?

    Valeu Suma, abraço!

    Responda!
  • avatar de Paulo Aquino
    Paulo Aquino
    26/12/2014 às 20:27:26   localizacao São Paulo - SP
    Sonic 2 de Mega Drive? O que mais precisava?
    Streets of Rage 2? Eu tenho OS TRÊS Bare Knuckle.

    Essa do Pulseman (da Game Freak), ainda tenho que conferir.

    Responda!
  • avatar de Paulo Aquino
    Paulo Aquino
    26/12/2014 às 20:30:18   localizacao São Paulo - SP
    Esqueci, o SNK vs Capcom Match of the Millennium consegue ser fabuloso.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    28/12/2014 às 17:17:27   localizacao São Luís - MA
    Vish, Somari teve um ano bugado. Mas é isso mesmo, companheiro, acho que todos nós tivemos um ano assim... Mas vamos lá!

    - [STH2] Eu não curto Sonic...
    - [S] Realmente, nunca tinha "ouvisto" falar nesse jogo. Sem PS2 aqui, talve nunca consiga experimentar...
    - [S:ETD] Eu realmente não consigo me lembrar se já joguei Spyro alguma vez na vida.
    - [I-N] Nope. Não conheço...
    - [MP] Eu tou com a trilogia Prime no Wii, mas sm pilhas, hehe. Só posso começar ele depois que me lembrar das benditas recarregáveis.
    - [T] É nóis que pira no Tetris. Vai estar sempre na minha lista também!
    - [PP] Esse jogo é puzzle? Preciso experimentar!
    - [PPT] Preciso experimentar esse mais ainda!!!
    - [GT] Eu nunca fui muito fã de jogos de corrida, mas sempre gostei de NFS. Por isso, nunca cheguei a pegar um GT da vida...
    - [DW] Mais uma opção pro PSP! o/
    - [N] Não... FPS, não...
    - [D] Joguei quase nada no PSP ainda, mas esse é um dos que estão na lista pra experimentar!
    - [KL] Nunca tive vontade de jogar nenhum Killzone, mas o estilo diferentão desse me fez ter vontade dejogar!
    - [MOHH] Eu sempre preferi MoH a CoD. Se é parecidão com os de PS1, então é mais um pra lista!
    - [DA] Eu não consigo ter apreço a Pokémons e Digimons, sorry.
    - [MHX] Eu tenho jogado o Megaman Powered Up e tou adorando também!
    - [SR] não...
    - [MSXX] Putz, Metal Slug é sempre bom!
    - [MGPW] Algo me diz que eu deveria ter jogado esse antes do IV, procede? Que vacilo...
    - [CSOTN] Ah, clássicos do PS1 sempre são bem vindos. O PSP é um presente divino por nos proporcionar isso!
    - [TOP] Conheço o jogo só de nome. Zerou em quanto tempo?
    - [TLOZMC] Mais um Zelda que nunca jogarei. Nesse caso, não pela jogabilidade, mas pela plataforma mesmo, não tenho GBA...
    - [DD] Jogo bonitim!
    - [P] Parece interessante!
    - [SOR2] Clááááássico! ^^
    - [MWIV] Parece ser muito bacana!
    - [E] Já ouvi falar tb, mas nunca joguei.
    - [MK8] Um dia eu jogo...
    - [SG] Não, não e não.
    - [PY] Pokemeh...
    - [SM3DL] Luigi > Mario, haha
    - [SVC] Que joguinho de luta engraçado (graficamente falando). Pena que tb não curto muito o gênero...
    - [S4] Don’t.
    - [MGGZ] Somari tá bem mais avançado que eu nas jogatinas! Quanto tempo dura a campanha?
    - [COL] Esse é compra garantida quando tiver meu PS4, me apaixonei por ele desde a primeira vez que o vi.
    - [JBAS] Eu não conheço o mangá, só de nome.
    - [TA] Tails > sonic
    - [BD] Só de falar que é da Square Enix, eu já fico com um pé atrás, mas vejo muita gente realmente falando bem desse RPG... Zerou em quanto tempo também?
    - [OOM] HUAHUAHUAHUAUHAUHUA, um jogo do Somari baseado em bizarrices, vish! No aguardo!!!

    Feliz ano novo, Suma!

    Responda!
  • avatar de Cyber Woo
    Cyber Woo
    28/12/2014 às 20:13:32   localizacao Itu
    Caramba, todos dizem não ter tido tempo e jogaram mais do que eu... cês são humilde, isso sim, hahaha!

    Ver esse Tales of Phantasia me deu vontade de tirar o PS1 da caixa. Tenho vários jogos parado no Memory Card, hahaha!

    Bem, pelo que pude ver há muitos games ótimos no PSP, não vou deixar passar, principalmente esse MGS Peace Walker *-*

    Boas Festas Somari!

    Responda!
  • avatar de Willi Weiss
    Willi Weiss
    28/12/2014 às 23:34:44   localizacao Maravilha - SC
    Fala Somari! Nossa, como é reconfortante ver alguém que está na faculdade com uma lista grande assim! Isso me reconforta o coração, hahahaha! Do jeito que o pessoal fala parece que é o inferno, mas olhando friamente, o tempo que gastam dormindo e indo em festas a gente joga. Dá uma pela outra, no fim das contas. Seu post acima de tudo me alegrou, só de saber que um universitário conseguiu jogar tantos jogos e mais ainda, tantos jogos bons!

    Diferentemente de como fiz com os posts dos outros, não vou comentar sobre todos os jogos, pois Gamecube, PlayStation 2 e portáteis eu não tenho, mas falarei um pouco acerca dos games que conheço.

    Sonic 2: é épico e jamais deve sair dessa lista!

    Sonic Rivals: Bom, dizem que o 1 é muito inferior ao 2, então dê uma chance ao segundo, talvez você goste mais. Eu também tenho essa coisa de fã de jogar tudo que puder do ouriço, e tenho muita curiosidade em jogar esses Rivals.

    Metal Slug nem se fala! Uma pena que esses dos dígitos mais altos são só dos portáteis, mas o que tem pra console de mesa joguei tudo. Quem sabe algum dia relançam em HD pros videogames. E sim, essa SNK é magnífica.

    Castlevania SotN: Não curto esse estilo com exploração demasiada em 2D, então passo.

    Caraaaaaaaaaamba, Pulseman, eu amo esse jogo! Jogo desde criança mas nunca terminei! Seu post me encorajou, qualquer hora acabo essa bagaça! E sim, é muito melhor que Mega Man, disparado inclusive.

    Eu gosto da série Streets of Rage, mas na minha opinião o melhor de todos, disparado, é justo o feito por fãs: O Streets of Rage Remake. Aquele sim é fantástico, zerei várias vezes, bom demais! Se não conhece, experimente.

    Monster World IV: Só essa screenshot me conquistou, que jogo lindo! Mas pela descrição é meio exploração como Castlevania. Vou tentar qualquer hora.

    Sonic 4 me divide. Adoro o Episódio 1 e detesto o Episódio 2. Inclusive, acho uma injustiça o que o pessoal reclama do level design do Episódio 1, é infinitamente melhor que o de certos games overrated da franquia, como Sonic CD por exemplo, que achei um lixo completo. Mas no geral são jogos bacanas e estão entre algumas das melhores opções de jogos 2D de hoje em dia.

    Preciso ver esse Child of Light, você me deixou interessado nele. E Ground Zeroes tá me esperando aqui, preciso jogá-lo logo só pra aumentar de vez o hype pelo Phantom Pain! XD

    E boa sorte no projeto do Olja O Mosquito, vou querer ver isso aí hein! XD

    Gostei muito de ver suas opiniões diferenciadas também, Somari. A preferência pelo Pulseman, Liberation como seu Killzone favorito, entre outras. Gosto de gamers assim, que tem opiniões bastantes diferenciadas das da grande massa que vai nas reviews. Nós somos poucos, bate aqui XD!

    No mais, grande abraço e ótimo 2015 a toda equipe do Vão Jogar!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    29/12/2014 às 12:28:34   localizacao SP
    Justo vc chegando atrasado? Justo um fã de Sonic? Poxa, assim não pode, assim não dá!
    Aposto que vc ficou jogando Sonic Boom e por isso atrasou. Jogaço! Melhor do ano e da franquia! Só que ao contrário!
    Enfim, vamos à lista:

    - Sonic 2! \o/
    - Sei lá que diabos é Scaler, mas também nunca joguei Game Cube. O dia que eu puder jogar o console, vou tentar este jogo.
    - Cacildis, comparação à Sonic 2006 é preocupante. Pobre Spyro, desde que saiu do PSOne, parece que não engrenou de novo (apesar do Skylanders);
    - Parece legal o jogo da Apple aí, iNinja. Pode ser que eu jogue, se um dia jogar Game Cube. Aliás, vc jogou bastante esse ano! hehe;
    - ahuhuahuahuauha "Samus é uma gostosa" ahuahuhauuhahuauha não consigo parar de rir dessa frase... kkkkkkkkkkkkkkk;
    - Tetris bom é Tetris de Game Boy. O resto é divertido, mas não é o Tetris do Game Boy! hahuahua;
    - Puyo Puyo é legal, mas não é Tetris de Game Boy (tá ficando chato, eu sei);
    - Esse jogo parece uma doidera, algum dia vou ver como funciona;
    - Não tive paciência com o GT do PSP. O que mais joguei foi o 5 do PS3. O 6 é tão bonito assim?
    - Vou considerar o Dynasty Warriors do PSP se o analógico do meu voltar a funcionar, ótima dica;
    - Vi esse FPS doido aí num celular uma vez, nego dizia que era o futuro dos celulares. Eu particularmente não gostei, mas sou meio hater de FPS... kkk;
    - Preciso jogar Daxter, bem lembrado. Deixei muita coisa de PSP passar. Malditos emuladores... huahuahuauha;
    - Nhé, FPS... Killzone... tô fora!
    - Cacildis, mais FPS... auhahua;
    - Hein? Digimon é produzido pelo Yuji Naka? Hmm... mesmo assim não vou jogar! huahuauha;
    - AEEEEEEEE! Agora sim! Eu só não joguei Maverick Hunter X até hj pq não terminei Mega Man X. Ainda farei os dois! Esse é realmente divertido!
    - Puta merda, esqueci de mencionar Sonic Rivals no meu post! huauhauhahua! Eu joguei um pouco esse ano meio que pra valer e a minha impressão foi a mesma que a sua. Tipo... caceta, não dá pra curtir a fase, vc tem que andar igual à um retardado mental de rápido e perde muito. A jogabilidade é meio esquisitona. Gostei do termo "exótico", veste bem o jogo! huauhauha! Concordo que não seja ruim, ele é divertido... a sua maneira. E também acho que poderiam aproveitar e aprimorar a engine desse e do Rivals 2 pra fazer um jogo de plataforma para PSP/PS Vita. Uma pena que eles focam mais em groselhas azedas apodrecidas nojentas (oi Sonic Boomda mesa e portátil, estou falando de vcs);
    - Não entendi a comparação de Metal Slug com Battlefield, mas fora isso concordo: o jogo é foda demais! Ô jogo bom pra morrer! huahuauhauha;
    - Continuando a série "sou um velho chato": detesto Metal Game Gear! kkk
    - SotN, um dos melhores jogos da história! Uma das melhores soundtracks da história! E eu que jogava todo ano, em 2014 não joguei. Oh céus, oh vida! Amizade no ônibus??? hauuhahuauha
    - Pô, só joguei um Tales até hj, o "of Graces F" de PS3. Eu deveria dar mais atenção à série, achei um ótimo jogo! Esse de PS1 é bom então?
    - O dia que eu virar fã de Zelda eu jogarei Minish Cap! hehe
    - Outro que desconheço: Drill Dozer. Parece interessante!
    - Preciso muito jogar Pulseman, o Sabat que gosta pra caramba desse jogo e já falou um monte dele pra mim! hehe
    - Tudo bem ter petiscos pra jogar SoR, mas sem emporcalhar os controles do Mega Drive, por favor.
    - Ah, esse Monster World ainda não joguei. Fiquei nos Wonder Boy de Master só, aliás, os Mônica, né? kkkk. Ainda vou jogar o de Mega! Juro que vou!

    Caraca, sua lista não acaba?

    - Nunca joguei Earthbound, ainda não sei se devo! Apesar que pela sua descrição, me deu uma vontade viu...
    - MK7 é fantástico, mas MK8 chega perto da perfeição. Que jogo! Acho que vou parar o comentário e ligar o Wii U pra jogar... kkk
    - UHU! Em breve estaremos empatados então no Sonic Generations do 3DS! Termina sim todas missões, é bastante divertido! \o/
    - Nhé... não gosto de Pokémão;
    - Já fez tudo no 3D Land? Esse ano que fui conseguir as benditas 5 estrelas! \o/
    - Achei esse SNK vs Capcom "parecido" com o Pocket Fighter por ser mais simplista. Acertei? Se for assim, quero muito jogar! Muito!
    - As músicas dos Sonic 4 são boas em composição, o que cagou foi a forma como foi executada. Sintetizador esquisitão. Mas gosto das músicas sim, até peguei os cds... huahuahua. E sim, os jogos valem mais ou menos isso aí mesmo, 4 conto. E olhe lá. Mas divertem. Em especial o episódio 2. O 1 é meio fraquinho em física e level design que até entristece. Mas ainda é melhor que Sonic Boom. Apesar que qualquer coisa é melhor que Sonic Boom. Até injeção é melhor que Sonic Boom.
    - Metal Game Gear...
    - Filho da Luz: quero muito jogar! Aposto que deve ser muito foda mesmo!
    - Esses jogos místicos de luta eu tô fora... ahuhuahua
    - Não consegui me empolgar muito com o Tails Adventures, mas eu que fui chato mesmo. Ainda vou tentar jogar pra valer algum dia. Faz parte da meta de fã de Sonic. Bem pensado em comparar com aquela coisa nojenta do Boom;

    Meu cérebro está bugando... quando é que acaba a lista? kkkkkkkkkkkkk

    - Pretendo jogar o Bravamente Padrão aí algum dia, quando joguei a demo achei interessante, mas não me adaptei muito bem. Joguei na correria, deveria ter dado uma atenção um pouco maior. Com o jogo completo em mãos, deve acontecer. Talvez em 2015... talvez...
    - AUHUAHUHAHUAHUA! EU QUERO VER ESSE JOGO! CADÊ? CADÊ? EU QUERO!!!!

    Ufa, acabou!
    Mano... olha o tamanho do meu comentário, deve ser um novo recorde! PQP!
    Melhor acabar por aqui!
    Fui

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    29/12/2014 às 13:29:23
    Finalmente minha internet voltou!!! Então galera, vam lá:

    [SH2]
    @tchulanguero Esse vai ficar aqui por um booooooooooom tempo :P
    @sucodelarangela Você deveria dar uma chance, viu? hehe
    @Paulo Aquino Não preciso de mais nada! @Willi Weiss NUNCA vai sair daqui! haha

    [S]
    @tchulanguero Um jogo de plataforma bem legalzinho, mas basicamente é o bom e velho "anda, bate e pega as coisas escondidas".
    @sucodelarangela Tem que gostar do gênero, viu? Se não vão achar um saco. Eu ao menos gosto bastante :P

    [SED]
    @Tchulanguero Só os de PS1 valem a pena mesmo, no fim das contas :l me decepcionei legal com esse jogo. Fica essa dica pra @sucodelarangela: fica só nos PS1 mesmo, se caso quiser jogar algum dia.

    [I-N]
    @tchulanguero é questão do gênero mesmo. Às vezes chego cansado da faculdade e quero jogar algo rápido e tal. Daí pego esse jogo ou Scaler, jogo uma ou duas fases e vou dormir. Fica mais como passatempo mesmo. RPG, Metroid e jogos que exijam mais tempo eu deixo pro fim de semana.

    [MP]
    @Tchulanguero @Sucodelarangela Só digo isso:
    [PP]
    @sucodelarangela Pensa em uma mistura de Tetris e Columns. É mais ou menos isso. Só aprender os bagui todo que o jogo fica bem divertido!

    [PPT]
    @sucodelarangela @tchulanguero Sim, é insano. :P

    [GT]
    @tchulanguero corrida é um dos meus gêneros favoritos também. Não peguei GT pra jogar sério ainda, fico mais como passatempo e tal.
    @Leandro Exato! Jogo só pra ganhar grana mesmo haha
    @sucodelarangela NFS eu gosto mais do Under2, que inclusive tem uma versão pro PSP, mas achei meio meh... Queria experimentar os da nova gen, mas tá difícil arrumar algum amigo que tenha euhauehauhe Btw, vou tentar comprar o NFSU2 pro meu GameCube ainda esse ano.

    [DWS]
    @tchulanguero Eu ainda não tenho Wii U, então né... tive de dar um jeito hauehueh
    @sucodelarangela Joga!!! É bem divertido (e insano). O jogo vai te obrigar a upar antes de fazer as missões mais tensas. Aprendi isso da pior forma uehauehae

    [N]
    @tchulanguero @sucodelarangela Só pra eu não ficar com cara de que falo mal de fps sem jogar :P

    [D]
    @tchulanguero Sdds Sony dos tempos de Crash ):
    @sucodelarangela Joga!!!

    [KL]
    @tchulanguero bah u.u
    @sucodelarangela @Willi Weiss Pois é! Eu gosto da série de FPS até, mas como não é dos meus gêneros favoritos e esse veio com essa jogabilidade diferente, logo me conquistou. Gosto de jogos com essa visão meio isométrica, ainda mais com missões não muito extensas e tal. Vale a pena provar pra ver qualé.

    [MHH]
    @tchulanguero bah u.u
    @sucodelarangela Esse é bem divertido e lembra um pouco os de PS1 sim. MoH >>>>>>>>>>>> CoD

    [DA]
    @tchulanguero rapaz, eu ainda vou dar um jeito de modificar a ISO e colocar a abertura da Angelica no jogo! hahaha
    @sucodelarangela esse jogo tá mais pra Persona que pra Pokémon, na verdade. O teu preconceito é com monstrinhos, né? :P

    [MHX]
    @tchulanguero pois é! O de SNES é muito melhor e mais difícil (talvez por causa da engine usada no PSP, sei lá). O jogo tá bem bonito e eu adoro jogos em 2.5D assim, mas logo assim que terminei o de PSP, peguei o de SNES só pela nostalgia memso.
    @sucodelarangela Powered Up é tão fofo quanto insano! haha Assim que você puder, joga esse também.

    [SR]
    @tchulanguero @sucodelarangela Como eu disse, eu só recomendo pra quem gosta de Sonic, nunca jogou e quer ver por curiosidade. O jogo não é bom overall.
    @Willi Weiss pois é! O SR2 eu já joguei e é melhor sim, mas ainda não é a mesma coisa, né... A engine do PSP é bem bonita, mas você não aproveita o cenário e nem nada, pois só tem de correr e correr e correr. Talvez se fizessem uma espécie de platformer normal com essa engine, ficaria muito lindo e bem mais proveitoso pro PSP.

    [MGXX]
    @tchulanguero infelizmente não :l a SNK teve a coragem de transformar isso num joguinho social de celular...
    @sucodelarangela SIM!!! Ainda mais em multiplayer :P
    @Lenadro Ah, nem tanto... MSXX não é tão viajão assim.
    @Willi Weiss Se você tem um Xbox 360 anime-se: esse jogo tem na Live também! :D
    Pra quem não sabe, esse é um remake do MS7 de DS, mas com uns extras como rotas alternativas e a DLC pra se jogar com a Leona (com quem zerei).

    [MGPW]
    @tchulanguero CONTA!!! Foi um dos mais legais que já joguei haha
    @sucodelarangela o PW é o terceiro que você deveria jogar (depois do Snake Eater e Portable Ops). o IV é o último da série com o Snake e penúltimo no geral, que vem antes do Rising, então... Sim, você deveria ter jogado antes do IV.
    @Leandro meu PSP deve ter pouco mais de três ou quatro meses de idade e por causa da faculdade ainda não explorei direito. Até a lista do ano que vem, o melhor jogo do PSP vai mudar :P Por enquanto o melhor do PSP que joguei foi o MG mesmo. E foi até bom cê ter falado nisso, pois ando precisando conhecer melhor esse bichinho. O que cê me recomenda?
    @Cyber Woo Rapaz, jogão viu!? Mas ó: se você quiser jogar o jogo em ordem, começa pelo MG3:Snake Eater ou, se já tiver jogado esse, pega o Portable Ops. Essa é a ordem aí.

    [SotN]
    @Tchulanguero @sucodelarangela Eu ainda não cheguei terminar. To com uns 180% de jogo concluído, bem pertinho do final já. Isso graças a minha viagem pra faculdade e por ter colocado esse jogo no PSP pra ir e vir jogando todo santo dia. haha
    @Willi Weiss nhé, se não gostar num rola memso.
    @Leandro É sempre bom mesmo! Adoro jogos assim, aliás.

    [TP]
    @Tchulanguero sim! Com cenas animadas, músicas cantadas e falas dubladas, além do world map ser em 3D.
    @sucodelarangela Iiih... Da primeira vez eu não lembro. Agora eu to com umas 15 horas de jogo, mas como eu faço as coisas BEEEEEEM devagar, eu demoro horrores. Fico upando e tal.
    @Cyber Woo tá esperando o que, rapá!? Tira da caixa e vá jogar logo! haha PS1 melhor video game da Sony
    [ZMC]
    @tchulanguero Pois é. Infelizmente tive de usar "aqueles" meios... Mas pra não ser injusto, já zerei num cartucho original duma amiga minha.
    @sucodelarangela Quando você tiver um, tenta dar um jeitinho de arrumar esse jogo também. O único problema é que ele é um pouco curtinho pra tanto preço... Mas as side quests compensam.

    [DD]
    @tchulanguero @sucodelarangela é bem divertido mesmo :3

    [P]
    @tchulanguero só botei como curiosidade mesmo :P Muita gente associa a Game Freak SÓ com Pokémon.
    @sucodelarangela Joga! Acho que você vai gostar, viu? :P
    @willi weiss é sempre bom alguém lembrar desses jogos underrated, né!? É difícil eu falar com alguém que já tenha jogado Pulseman! Eu jogava isso numa fita que alugava quando era mais novo haha Qualquer dia pega e vá jogar de novo!

    [SoR2]
    @tchulanguero Pois você tem o melhor deles mesmo! Mas o 2 é bem legal também
    @sucodelarangela Siiiiiiim!
    @Paulo Aquino Eu só tenho o 1 (naquelas fitas de 10 jogos) e o 2 ): o 3 eu alugava quando era mais novo e que aliás eu nunca zerei. Um dia ainda pego os três!
    Ah, jogos assim são melhores jogados em coop

    [MWIV]
    @tchulanguero METROIDVANIAMETROIDVANIAMETROIDVANIAMETROIDVANIA :p Pode deixar que eu vou parar com isso
    @sucodelarangela É muito bacana sim!
    @Willi Weiss o jogo é menos exploração e mais ação, mas você vai ter de quebrar um pouco a cabeça procurando uma ou outra coisa sim. Digamos que tem uns puzzle pra resolver e tal.

    [E]
    @tchulanguero Faça isso. Afinal, uma fita dessas original tá na faixa dos 400 dólares e a pirata é impossível de fechar.
    @sucodelarangela Tem uma trama bem legal!

    [MK8]
    @tchulanguero 2015 vai trazer o meu Wii U pra gente marcar uns pegas no melhor jogo de esporte de 2014.
    @sucodelarangela Ao menos dessa vez eu e você vamos ter tempo de pegar um pra marcar uma jogatina, né? Na época do Wii, vocês jogavam com a galera e eu fiquei de fora ):

    [SG]
    @tchulanguero As fases modernas são aguentáveis, mas eu passo por passar. Já as clássicas eu jogo com gosto. A de 3DS ao menos é bem mais divertido e a jogabilidade do Sonic novo lembra os jogos de DS.
    @Sucodelarangela sim sim e sim!!!

    [PY]
    @tchulanguero Ainda não ): uehauehuaeh
    @sucodelarangela Pokébah u.u

    [SM3DL]
    @tchulanguero Se você jogar o 3DW, então é basicamente a mesma coisa. A diferença é mais que esse joga no 3DS.
    @sucodelarangela Eu jogo mais com o Luigi mesmo :P

    [SvC]
    @tchulanguero SNK morreu no tempo...
    @sucodelarangela Por isso mesmo esse é um dos meus favoritos. Ele é mais prático e são menos comandos bizarros pra se fazer.
    @Paulo Aquino Sim!!! E tem extras, mini games e aquela opção que nunca consegui usar de link com o Dreamcast. Consegue ser simples e bem elaborado. Esse jogo é mesmo fabuloso!!!

    [S4]
    @tchulanguero Olha, acho que sim, viu... sinceramente não sei se fizeram bem ou mal em fazer isso. O jogo tinha tudo pra dar certo se fosse bem feito e tava indo no caminho correto, mas foi MUITO mal elaborado. Se fizessem uma versão com pelo menos três episódios sendo um só e corrigissem essa maldita engine, seria um jogão e tanto!
    O que fico puto é que eles dão mil e uma desculpas pra tudo, especialmente engine e músicas. Há fangames com física melhor que a desse jogo e as músicas a desculpa foi que não conseguiram o mesmo computador que usaram pra fazer na época do Mega Drive. Mas e daí!? Há diversos programas que inclusive estão disponíveis pro público em geral e que conseguem compor temas em 16 bits como no Mega Drive. Isso foi putice da parte deles imo.
    @sucodelarangela dessa vez eu concordo contigo u.u
    @Willi Weiss já eu to na outra metade haha Prefiro o Ep2 pelos gráficos menos "plastificados", a engine um pouco corrigida e pelo jogo ser mais original e não ser tão parecido com Sonic 2 assim. Mas sim, o level design do 1 é bem legal e lembra bastante os jogos antigos, ao passo que o 2 é mais correria desenfreada e lembra mais os jogos da parte do Nintendo DS.

    [MGGZ]
    @tchulanguero Ainda bem que eu não foi eu quem comprei haha Joguei na casa de um amigo. Ao menos se acha desses na faixa dos 50 reais por aí, então talvez eu comprasse. Por mais de 70 eu já não pego, não.
    @sucodelarangela A campanha em si é bem curtinha. Pouco mais de uma hora, pra ser mais exato. É uma missão extensa, apenas. Maaaas há várias missões paralelas e coisas pra se pegar na missão principal, então o gameplay total acaba aumentando. A missão Deja Vu é a mais legal dentre todas.
    @Leandro Como ainda não tenho um PS4, não posso dizer muito sobre. Eu aguardo o PP pra ver qual vai ser a vantagem ou desvantagem sobe GZ. Acho meio putice mesmo ter de pagar por um jogo com um gameplay tão curtinho. Mas como eu disse, em GZ até uns 50~65 eu pagaria.
    @Willi Weiss Assim que você terminar o gameplay principal, faça as missões. Dê um destaque para a missão Deja Vu! E é bom você estudar um pouco de Metal Gear Solid antes :P

    [CoL]
    @tchulanguero só me apaixonei de primeira por causa da arte mesmo.
    @sucodelarangela Tem pro PS3 também, mas eu recomendo pro PS4 mesmo. Você usa o analógico direito pra controlar um vagalumezinho que te ajuda durante o jogo todo. Controlá-lo com o touchpad do controle do PS4 é muito melhor!
    @Willi Weiss é um RPG em 2D, então não sei se você vai gostar muuuito. Mas se você der uma chance, capaz de se apaixonar pelo jogo também!

    [JBAS]
    @tchulanguero Os jogos são bem legais! E bem exagerados também haha As lutas são bem parecidas com as do mangá mesmo
    @sucodelarangela Tenho certeza que você não vai gostar desse mangá uehuehuaehuh Então nem vou te recomendar aqui.
    @Leandro pois é! Eu tava nessa torcida também, mas... Melhor a gente sonhar com o Eyes of Heaven agora, né?

    [TA]
    @tchulanguero ooooook!
    @sucodelarangela se mais jogos saíssem assim... ):

    [BD]
    @tchulanguero Pois é! Ao menos nos portáteis eles pensam menos em gráficos e mais em enredo e jogabilidade. Bravely Default se aproveita bastante disso. Ele é bem os Final Fantasy antigo mesmo, mas com elementos novos no gameplay que são justamente o nome do jogo. Ele não é elogiado a toa: a trama dele prende bastante o jogador e a vontade de pegar todos os jobs no lvl máximo pra conseguir montar suas estratégias na luta e as side quests garantem uma boa diversão.
    @sucodelarangela pois esse vale a pena! E ó: demorei MUITO nesse aqui. Não posso ligar meu 3DS pra ver exatamente agora pq ele pifou...

    [OoM]
    @tchulanguero Assim que eu corrigir uns bugs :P UEHUAHEUAEH
    @sucodelarangela Não posso revelar o conteúdo da conversa que tive pra nascer esse jogo, mas vai por mim: foi bizarro o suficiente pra dizer que é MUITO bizarro uaehuaheuahueh Ainda to pensando numa trama pra esse jogo.
    @Willi Weiss Isso começou de forma tão inesperada que eu não imaginava que iria virar um projeto que eu ia ter vontade de fazer uaheuaeuhae Tenho planinhos ambiciosos pra ele, até. Vocês ainda vão jogá-lo!


    Valeu pelos comentários, pessoal! E desejo para todos boas festas e muita jogatina em 2015! FELIZ ANO NOVO, PESSOAL!!!

    Responda!
  • avatar de Marvox
    Marvox
    29/12/2014 às 14:57:19   localizacao São Paulo/SP
    - Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive) - Foda demais!
    - Spyro: Enter the Dragonfly - Spyro é Spyro, não tem como não curtir.
    - Metroid Prime - foi o que me fez curtir Metroid de novo depois do Super Metroid do SNES.
    - Tetris - sempre é legal!
    - Maverick Hunter X - Esse aê é doideira, qualquer Mega Man menos Mega Man Soccer, é da hora.
    - Pulseman - Esse aí é fantástico mesmo, vale a pena jogar.
    - Streets of Rage 2 - Beat’em up com cerveja? Pode plugar o 2º controle que tô chegando aê.
    - Monster World IV - Wonder Boy é muito louco gosto de todos, do Master ao Mega.
    - Mario Kart 8 - já falei que vou jogar!
    - Super Mario 3D Land - Esse eu tenho muita vontade de jogar também, só preciso descolar um 3DS.
    - Sonic 4 Ep. 1 e Ep.2 - Tenho vontade de jogar mas só depois que minha mente ficar limpa do Sonic Generations que achei fantástico.
    - Child of Light - Esse aê é doidera demais, não dá para reclamar dele em nada.
    - Olja o mosquito - Quero jogar um dia mas só porque seu marketing foi convincente. Huhahuahua!

    Muito legal a lista, os comentários em cada jogo são os mais engraçados. Show de bola Somari!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    29/12/2014 às 15:04:28   localizacao São Luís - MA
    @Cyber Woo

    Eu acho que o Somari foi o que mais jogou de todos nós. Até da nova geração ele teve!!!

    @Willi Weiss

    Depois da faculdade é que o bicho aperta. Beware!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    29/12/2014 às 15:21:51   localizacao São Luís - MA
    [SH] Passo, hehehe;
    [S] Ah,vou passar também...
    [SED] Tentarei pegar pra jogar no PSP, então!
    [MP] [PP] Preciso!
    [PPT] Preciso mais ainda!
    [GT] Eu gostava do U2, mas depois que joguei o Most Wanted, não quis saber demais nada!
    [DWS] Eita, então não jogarei agora. Tenho Eternal Sonata na fila que já está me obrigando a isso...
    [N] Huhahuauhuahua, ok.
    [D] Jogarei! :3
    [KL] Mas ele tem relação direta à algum outro jogo da série?
    [MHH] Então já está na lista!
    [DA] Eu nunca fui fã dos desenhos, prefiro Sakura Card Captors, hehe
    [MHX] Vou jogar, sim!
    [SR] =P
    [MSXX] Ah, prefiro single!
    [MGPW] Ainda há tempo, não terminei o 4.
    [SOTN] PSP salva vidas!
    [TP] Hmmm, eu já gosto de ir passando direto. Se puder evitar batalhas, melhor ainda.
    [DD] :3
    [P] Tenho que pegar algum emulador. Tem pra Wii?
    [SOR2] o/
    [MWIV] ^^
    [E] Adoro tramas!
    [MK8] Pois é, mas é capaz de,quando eu comprar um Wii U, os servidores de MK8 serem fechados também, huahuaua
    [SG] HAUHAUHUAHAUHUAHUA
    [PY] Pokénão
    [SM3DL] Yeah!
    [SVC] Excelente!
    [S4] Aeeeee!
    [MGGZ] Éguas, quando falaram que era curta, eu imaginei pelo menos umas 4h... Poxa.
    [COL] Minha pretensão era exatamente essa!
    [JBAS] Vish. Ok! Next!
    [TA] Tá difícil...
    [BD] Jogos muito demorados não estão sendo minha prioridade ultimamente...
    [OOM] #FEAR

    Parabains, Somari,você conseguiu elaborar o maior comentário do MeMe de 2014, devia ter uma premiação pra ti, huahuahauhau!
    Abraço!

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé