sucodelarAngela
Olha só, eu acho que é cada coisa no seu lugar... Antigamente, os consoles não tinham toda a capacidade que seria necessária para fazer jogos mais realistas - tanto em gráficos quanto em jogabilidade mesmo, então acho que a dificuldade maior era uma forma de criar um desafio a mais para compensar isso. Imagina um jogo onde você praticamente só pula, como Mario, com uma dificuldade moleza, qual seria a graça de se jogar isso? Hoje já é diferente, é tudo mais realista e creio eu que as devs tenham uma preocupação maior em ter uma jogabilidade que acompanhe o avanço gráfico. Imagine você jogando, sei lá, um Battlefield da vida, com munição de bolinhas coloridas, dando cambalhotas por cima dos tiros dos inimigos e pegando itens com asinhas que surgem flutuando no ar?
Somari
Vou ser direto na resposta dessa vez: a culpa é da pouca variedade de jogos jogados pela galerinha de hoje.
Eu admito que sou desses chatos que preferem mais as gerações antigas do que as novas e vejo muito hoje em dia a galera jogando jogos de gêneros muito específicos e deixando a diversidade de lado. Desse jeito mesmo eles não vão aprender a apreciar a variedade de jogos que existem por aí. E isso faz com que as devs deixem de lado muitos jogos excelentes em prol do que só anda dando na moda do mercado. Crash foi um exemplo de vítima disso.
Lógico, não vou dizer que vou dar um Megaman de NES pra um garoto de hoje jogar. É pra isso que existem os remakes, afinal. Os jogos antigos repaginados para atraírem as novas gerações de jogadores acabam não se saindo bem por serem relativamente "difíceis". Duck Tales Remastered é um exemplo disso, onde teve uma mídia "especializada" falando mal do jogo só por ele ser difícil. Fala sério!
Amiguinhos, uma dica: treinem mais jogos de vários tipos e parem de ficar só nos joguinhos de tiro e futebol. Tenho certeza que você pode ganhar tanta destreza quanto as pessoas que jogavam Megaman e Mario antigamente. E não se frustrem se vocês morrerem fácil, afinal, o jogo não explode depois do Game Over.
Professor (Parabéns!) João Roberto
#01 - Arroz sobre o feijão... sempre!
#02 - Nunca entendi direito essa ideia da dificuldade dos jogos. Assim como existem diversos tipos de jogos, existem diversos tipos de jogadores. Eu sou do tipo que só joga "Tiro, futebol e corrida", de vez em quando me aventuro por outros gêneros, mas logo volto à minha zona de conforto. Agora, se eu for me aventurar por um Zelda ou qualquer outro jogo, é óbvio que vou achá-lo difícil, pelo menos mais difícil do que estou acostumado.
Nunca fui jogador inveterado (me recuso a usar o termo hardcore), sempre joguei por diversão, e sempre achei os jogos antigos mais difíceis muito pelos controles, o que a maioria tenta esquecer, afinal, muitos jogos padeciam de controles ruins. Um exemplo recente disso é o Castle of Illusion. O jogo em si é muito fácil, mas aqueles controles escorregadios em que o Mickey quase nunca fica onde você quer acabam por dificultá-lo. Não é algo proposital do game e sim uma falha, gritante na minha opinião.
E tem mais, quando jogo eu quero ver o final do jogo e ficar contente com isso, não irritado...
A grande verdade é que, para mim, após alguns anos nesta indústria vital, os jogadores acabam por saber de antemão qualquer coisa que vá acontecer, seja em história, jogabilidade ou qualquer outra coisa e a tal dificuldade amenizada acaba servindo de desculpa. Mas sejamos sinceros, todo jogo tem opção de aumentar ou diminuir a dificuldade, com a Angela citou, vai lá e deixa no modo "GOD". Eu mesmo jogo sempre no "médio", não é fácil demais para ficar entediado, nem difícil demais para querer jogar o controle na parede...
Tchulanguero
Jogos antigos era mais difíceis? Sim, muito! Isso os torna melhores? Nem sempre. O fato é, por mais que muito marmanjo negue, a dificuldade elevada nos jogos foi um recurso muito utilizado nos fliperamas para lucrar mais e nos consoles para alongar artificialmente a experiência de jogo. O ritmo de produção e o número de lançamentos eram bem menores, se o pessoal zerasse muito rápido logo enjoariam do cartucho e lá se foi a vontade de um próximo título. E não é atoa que hoje eu vejo grande parte desses jogos variando entre o "quebrado" e o ruim mesmo.
- Ain, maisi ieu zerouo juguim xpto incincu minutu sin levá danu!
Sério mesmo? Parabéns então cara... o que você quer, uma medalha por isso? Desculpa, embora eu reconheça a satisfação em superar um jogo muito difícil, isso é algo puramente pessoal e não te faz melhor do que ninguém... repetindo, NINGUÉM!
Jogos hoje são maiores, mais complexos e exigem uma série de outras habilidades do que simplesmente boa coordenação motora. E eu simplesmente também não tenho mais tempo para me dedicar tanto assim para um único jogo da mesma forma que eu tinha quando criança... ok, eu não tive videogame quando criança, mas vocês entenderam.
Agora, não vou ser injusto também. Existem jogos sim que beiram o ridículo de tão fáceis, te entupindo de recursos que retiram totalmente a dificuldade. Claro que jogos hoje em dia não precisam te limitar por vidas e te fazer repetir tudo novamente ao morrer, mas precisa haver alguma punição que faça com que você se empenhe em não morrer. Eu sempre digo, a boa dificuldade é aquela que faz com que você tenha que ser melhor, mas também com que você entenda o que está acontecendo e porque você está morrendo. Agora, também não adianta... sei lá, você estar passando por um tubo de vidro sobre um monte de lava e do nada um monstro aparecer e devorar você, sem nenhuma chance de reação. Rá! Não perco a chance de zoar esse jogo.
E pra encerrar, não esqueçamos também que parte dessa "frouxidão" que rola é culpa dos jogadores, como sempre. Para não me alongar, vou deixar uma imagem que ilustra bem a situação.
Ah claro: feijão por baixo, arroz por cima.
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E então, a qual categoria vocês pertencem? São velhos rabugentos ou gostam de como as coisas evoluíram? Por favor, não me digam que não sabem usar a Morph Ball. Não importa, deem a sua opinião! E não deixem de sugerir novos temas para as butecadas, mandem um e-mail para butecada@vaojogar.com.br com as suas ideiaidéias.
* Revisado em 30/09/2015 às 15:32:41
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