Quando o Wii U foi anunciado pela primeira vez, muitas foram as promessas feitas... poucas foram cumpridas. Uma delas era que a Nintendo trabalharia mais próxima aos estúdios terceiros, de modo a trazer mais títulos multiplataforma para o console... bom, não é bem o que vemos hoje, não é mesmo? Mas no princípio até houve uma certa esperança, principalmente por conta da Ubisoft, que realmente trouxe alguns de seus jogos principais, como Assassin’s Creed III e IV, Splinter Cell: Blacklist e Rayman Legends, este último exclusivo por um tempo inclusive. Mas talvez o título que mais tenha despertado a curiosidade de todos foi um outro exclusivo e completamente novo: ZombiU.
Assim como Red Steel no Wii, ZombiU seria a aposta da Ubisoft para mostrar a todos que as ideias malucas da Nintendo e seus conceitos de hardware, também funcionavam além dos domínios de Kyoto. E eu adianto que eles realmente se empenharam bastante nisso.
Mas vamos por partes. ZombiU é um jogo de tiro em primeira pessoa com uma pegada muito forte no que acostumamos chamar survival horror. Mas diferente de muitos outros grandes títulos do gênero, a história aqui é o de menos... aliás, ela é bem tosca, algo do tipo, uma maldição foi profetizada sei lá quando, uma galera virou zumbi e agora Londres está um caos. Acreditem, não vai muito além disso. Mas como eu ia dizendo, o grande destaque de ZombiU e que o coloca como um excelente survival horror como a muito não se via, não está em nenhum terror psicológico e sim na jogabilidade.
Pra começar, esqueçam qualquer sistema de vidas, checkpoints ou continues, quando um personagem seu morre, e ele morre bem fácil, você nunca mais irá jogar com ele... isso mesmo, NUNCA! O que acontece é que você passa a controlar outro personagem aleatório, e se quiser os itens que estão na mochila do defunto, vai ter que refazer todo o caminho dele pra recuperar as coisas. Ele morreu no meio de uma horda? Virou um zumbi? Não importa, se quiser vai ter que encarar.
E falando em mochila, é justamente através dela que a Ubisoft Montpellier disse: nós também sabemos usar esse controle gigante com tela no meio. É que todo o seu inventário, representado no jogo por uma mochila, só pode ser acessado através da tela do GamePad, com um pequeno agravante: o jogo não para. Então esqueçam sair pegando armas, kits médicos ou seja lá mais o que for no meio de uma confusão, o jeito é ir para um lugar bem calminho e lá fazer o que precisar, mas sempre de olho na tela da TV pra ver se não vem nenhum morto vivo no seu encalço. Pra coisa não ficar tão feia, você pode carregar alguns itens nos bolsos e coldres para acessar a qualquer momento, então é bom você planejar bem o que vai fazer antes de sair colocando qualquer coisa neles.
Mas nem só de inventário vive o GamePad. Ele também serve como um escâner de ambiente, muito parecido com o escâner da Samus em Metroid Prime, que permite que você verifique os itens no cenário, portas, zumbis e tudo o mais o que estiver próximo, sem ter que necessariamente ir até o lugar. Tudo para permitir que você meça os riscos e bole as estratégias mais mirabolantes para as vezes, simplesmente pegar mais munição ou um item de cura. E todas essas marcações vão direto para o mapa, que também fica na tela disponível o tempo todo em conjunto com o útil, mas extremamente tenso radar. Sim, tenso porque o radar indica no mapa qualquer ser que tenha um mínimo de movimentação, seja ele um corvo ou um zumbi... e bem, isso é um problema, porque além da tensão daquele treco apitando o tempo todo, não é incomum você ter que segurar o coração na boca quando ele indica que achou algo próximo, só para logo em seguida você descobrir que eram apenas alguns ratos dando bobeira.
E na minha opinião, é toda essa parte da jogabilidade que sustenta o jogo e retorna com aquele sentimento de cagaço da época dos primeiros Resident Evil, Alone In The Dark, Silent Hill e tantos outros. Mesmo que os personagens acabem funcionando como um sistema de vidas, perde-los é sempre traumático. Primeiro porque isso afeta a sua pontuação no jogo, que inclusive conta com um ranking mundial e tudo mais. Depois tem os seus itens, que na maioria das vezes foram pegos demoradamente, porque fazer qualquer coisa rápido nesse jogo é suicídio, e você não quer perdê-los de maneira alguma, até porque para recuperá-los dá um trampo desgraçado. E outra, apesar do jogo manter o andamento das missões entre os personagens, toda a experiência ganha com as armas que você vai utilizando é perdida.
E junto a isso, toda essa parada de você não poder mexer na mochila a qualquer momento, ter que ficar gerenciando itens, mapas, bolando estratégias para passar desapercebido pelas hordas e passando por cenários extremamente escuros, te coloca em um clima de tensão absurdo, e felizmente pouco pautado em sustos. É basicamente um jogo onde o foco é a sobrevivência. Pra compor esse cenário, é claro que a trilha sonora é propositalmente quase inexistente, mas quando ela aparece, cumpre bem o seu papel.
Claro que apesar de toda essa experiência, esse ainda é um jogo de videogame, então como eu já disse antes, há um sistema de evolução de personagens, onde quanto mais zumbis você mata com um determinado tipo de arma, mais o seu personagem fica melhor com ela, mirando mais fácil ou tomando menos coice, embora no final das contas é bom mesmo você se dar bem com o bastão de críquete, que não acaba a munição nunca, rzs. Há também uma série de recortes de jornais e afins para você coletar e entender melhor a história, por mais boba que ela seja, além de modos extras, como um multiplayer local, onde uma pessoa fica colocando zumbis na tela enquanto outra tenta sobreviver a eles, e o modo Hard do jogo, onde você tem apenas um único personagem para zerar.
Vale também mencionar a integração com o Miiverse, a rede social da Nintendo. Os personagens perdidos dos vários jogadores ao redor do mundo podem aparecer no meio do seu jogo como zumbis, inclusive com os itens que eles estavam na mochila quando morreram. Não é muito incomum você ver postagens de agradecimento na comunidade do jogo, uma vez que o nome do usuário fica visível. Outra coisa legal, é que muito semelhante a outros jogos, é possível deixar mensagens baseadas em ícones espalhadas pelos cenários que irão aparecer na jogatina dos outros, indicando perigos próximos, ou sacaneando os desavisados. Você até pode marcar as mensagens com um voto de desconfiança, mas se ver alguma é sempre bom ficar atento.
E tudo isso parece ser muito bom e vocês já estão nesse momento quase que espumando por esse jogo não ter levado o prêmio de jogo do ano de 2012, mas a verdade é que ZombiU tem os seus problemas... vários aliás.
O primeiro deles, é que apesar de ser um jogo até bem acabado, eu não conseguia deixar o tempo todo de ver ele como uma tech demo grande. A única motivação que você tem é o desafio de seguir em frente e fazer o seu personagem durar mais, a narrativa é extremamente pobre e não fosse a jogabilidade diferenciada, teria sido um saco parar zerar ele. Aliás, o jogo praticamente inteiro se resume a ir do ponto A ao B e escanear as caixas das câmeras de segurança para habilitar o mapa da área. O pior é que rolam alguns grandes momentos, mas eles são tão poucos e isolados que no final das contas acabam não tendo tanto impacto. Outro ponto, é que por ser um jogo que preza tanto pela movimentação lenta, o silêncio na hora de andar, o controle extremo da luz da sua lanterna e escâner para não atrair os zumbis, ele tem movimentos de menos. O único recurso que você acaba tendo é o andar devagar mesmo, apagar a luz e uns poucos outros truques, como reforçar portas com madeira e jogar sinalizadores para atrair os zumbis para longe, nada de agachar ou esgueirar-se pelos cantos. Também não há muita variedade nos tipos de zumbis, 90% do jogo vai ser encarando o estilo tradicional de lento e burro mesmo. Até rolam uns zumbis elétricos, que afetam os seus dispositivos eletrônicos, e uns outros que atiram ácido a distância, mas eles são tão mal explorados e aparecem tão pontualmente que acabam sendo mais um desperdício do que variedade.
Agora, se tem uma coisa que me deixou puto foi o final desse jogo, sério! Calma, não vou dar nenhum spoiler, mas deixar eu explicar o que acontece. Há três finais possíveis, sendo um ruim e outros dois bons, ou melhor, não ruins. Os finais "bons" são definidos pelo cumprimento ou não de uma das missões, mas para consegui-los, você terá que ter sucesso na última parte do jogo, ou seja, você não pode morrer na missão final. E lá fui eu com toda a minha falta de habilidade em jogos de tiro encarar a dita cuja, que assim como todo jogo é bem difícil, e eu estava indo, e indo, e indo, e... acabei morrendo, final ruim! Depois do coração dar uma desacelerada, lá vai eu todo feliz voltar no meu save e tentar fazer tudo certo dessa vez, mas eis a pegadinha do malandro: o jogo salva a sua falha e não permite que você volte ao jogo! Isso mesmo, seja lá qual final você fizer, o seu save fica bloqueado e NUNCA mais você joga ele. Se quiser, só apagando e começando tudo novamente (ou então faça um backup antes). Porra, se fosse um jogo de umas cinco horas eu até encarava de boa, mas ele é bem grandinho, nem fodendo que vou jogar tudo novamente só pra ver um final que eu até imagino qual é e que nem vale a pena. Foi mal Ubisoft, mas não vai rolar.
E com tudo isso vem a pergunta de muitos: ZombiU afinal, vale a pena? Bem, eu diria que depende. Se você tem um Wii U, apesar de tudo pode comprar esse jogo sem medo de ser feliz, ele é bem fácil de ser achado novo abaixo dos cem reais, a experiência que ele proporciona é singular e mostra bem como um jogo pode usar o GamePad de maneira inteligente. Se mesmo assim estiver na dúvida, há uma demo disponível gratuitamente na eShop, de uma das partes mais legais do jogo aliás. Mas se você é daqueles que falam que "vão comprar um Wii U só para jogar ZombiU", eu digo, desencanem! Mario Kart 8 é um bom motivo para comprar um Wii U. Super Smash Bros. é um bom motivo para comprar um Wii U. Mas ZombiU não é um jogo tão foda assim para justificar a compra de um console, por mais que ele seja um jogo possível somente no console da Nintendo, depois de zerá-lo não há mais nenhum grande motivo para continuar a jogar, até porque, o fator surpresa vai embora completamente em uma segunda partida.
Então assim como o que mais ou menos aconteceu com Red Steel no Wii, fica a esperança de um dia talvez a Ubisoft revolva lançar um segundo jogo, aproveitando toda a excelente mecânica criada e fazendo um grande survival horror como a muito tempo nós não vemos e aproveitando todo o potencial do console da Nintendo. Mas enquanto esse dia não chega, peguem os seus bastões de críquete, coloquem a mochila nas costas e Vão Jogar!
ZombiU tem muito potêncial e tem de se usar uma boa estratégia para se sair vivo. bom para aqueles que gostam de se sentir num "mundo zumbi" mas essa parte do final ser decidido se morrer ou não é complicada mesmo. em Dark Souls, salva cada passo seu, mas isso influenciar na "zerada" é triste.
se tivesse um WiiU (que decidi optar pelo 3DS futuramente) com certeza pegaria esse jogo
Dos poucos jogos que encarei no wii u, esse me divertiu bastante! Os gráficos são feios, mas fodas! É muito bom! Até agora foi o jogo que eu mais usei o gamepad. A história é fraca, morri diversas vezes, inclusive no final! Kkkk Mas valeu a compra!
haha mano, eu paguei 20 doletas na epoca que o dolar tava 2,4 na eshop e compensou pra caramba kk ja tentou usar outra conta no console pra tentar o outro final?
Eu tenho Zonbi U évlegal e tals, mas não existe jogo de zumbi que supere os clássicos Residentes Evils, do 1° ao code Veronica, com o zero e o Remake.... O resto é resto...
Sim se Você fala do 5 e 6 é um pé no saco mesmo, o 4 é mais ou menos, mas os clássicos cara, são muito bons, são games difíceis, mas muito bons. E desculpe falar, todo jogo de Zumbi hoje é sombra de Residents (ou Biohazard se preferir), nenhum game de zumbi e tão bem pensado que os clássicos Resident Evil, ainda que os de hoje tenham mapas enormes abertos, sejam sand box e blá blá blá, um game sem essência e uma porcaria, pena que a Série Resident perdeu a sua, e até hoje espero um game do gênero com essência, tipo os caras tem que ter a "pegada" pra fazer o jogo... Ta ligado, assim como a Nintendo tem a "pegada" para fazer seus games. ( exemplo Metroid, kkkkk).
Cara, eu acho TODOS um saco. Lembro de jogando o 2 e o 3 e largando de lado por achar um porre, rzs. Mas sei que são bons jogos, eu que não curto mesmo.
E na verdade, todo mundo vem é dos Alone In The Dark antigos
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